Meu Copinho Parte 1: Diferenças Coletor x Absorvente - E aí Ferrá

Meu Copinho Parte 1: Diferenças Coletor x Absorvente

11:00:00

Se tem algo que eu comprei e em nenhum momento eu me arrependi, é o meu coletor menstrual. Se você é uma mulher cis ou um homem trans que ainda passa pela menstruação, você provavelmente já ouviu falar dessa belezura, não é mesmo? Então cola aqui comigo que hoje vou começar a falar sobre essa maravilha que apareceu na minha vida e me livrou dos absorventes, e fiquem ligados na continuação, tá?


Antes de mais nada, vou dar um resumão das diferenças entre o coletor e os absorventes (internos/externos) e falar um pouquinho das variedades dos modelos. Para explicar as principais diferenças eu fiz uma tabelinha, mas acredite: vai muito além disso. Com o coletor temos diversas vantagens, como a economia, a diminuição da poluição, o maior limite de horas que podemos usá-lo, as possibilidades que ele nos traz, etc. Porém o que poucos falam é sobre o autoconhecimento e a liberdade que eles trazem para as mulheres.

Para colocarmos um absorvente nós praticamente não temos que nos tocar, principalmente se for externo. Muitos dos absorventes internos ainda vem com um aplicador, diminuindo ainda mais a necessidade do toque da mulher nela mesma. Nada contra você não ter que se tocar mas, para muitas, esse toque é um primeiro passo para uma liberdade inacreditável. Por exemplo, falar que um homem se masturba (bate uma, descasca a banana, ou qualquer coisa assim) não surpreende ninguém, mas se é uma mulher NOSSA SENHORA QUE ABSURDO. A masturbação feminina é um tabu enorme ainda porque a própria vagina é um tabu, então todo e qualquer toque nela ainda é considerado algo complicado de se lidar. E pasmem aqui comigo: ainda há mulheres que tem nojinho de se tocar. Isso mesmo, nojo do próprio corpo. A que ponto chegamos?

Agora voltando nas diferenças: ele é muito, MUITO mais higiênico, sabia? Se você cuidar direitinho dele, higienizar da forma correta, as chances de infecção diminuem significativamente. Os absorventes de algodão, além de terem substâncias químicas, ainda ajudam na formação de um habitat ideal para fungos: quentinho e úmido. Então, quando você usa o coletor, você também está cuidando mais da sua saúde.

Uma das coisas que eu achei divina no coletor foi a ausência de cheiro. Sabe aquele cheiro de menstruação super desagradável? Então, ele é o resultado do contato do sangue com o ar, o que não ocorre com o copinho, ou seja, vamos menstruar mas sem aquele ônus do cheiro ruim/forte. Quer mais? Tem mais também.
A gente sabe que dá pra ir pra praia/piscina de absorvente interno, né? Mas é aquela correria: saiu dá água já tem que trocar se não vai vazar. Então, com o coletor não tem dessa não, miga. Você vai chegar lá toda linda na festa com piscina, vai entrar e sair da água quantas vezes quiser e sem correria. Você vai ter a paz de saber que está segura, afinal o coletor não ficará "encharcado". Além disso, ele também te dá segurança em todos os outros momentos, até pra dormir pelada, pois com o vácuo formado não tem como ele vazar.

E você sabia que assim como os absorventes, o coletor também tem modelos diferentes? Existem modelos mais curtos, para as moças que tem o colo do útero mais baixo, e os de tamanho "normal" para as que tem o colo médio ou alto. Você também vai escolher pelos tamanhos da circunferência que geralmente é dividido de acordo com a idade ou tipo de vida da mulher. Algumas marcas fornecem um questionário para ajudar na escolha, mas outras deixam alguns tópicos sobre cada tamanho para te ajudar também.

Além disso tudo há também muita diferença na maleabilidade dele, isso muda principalmente de marca para marca, a Fleurity (marca que eu uso) é considerada uma das mais maleáveis e para muitas isso é um problema pois dificulta a abertura do coletor dentro do canal vaginal, mas pra mim foi super tranquilo e eu me adaptei muito bem.

Por hoje ficamos por aqui, tá bom? Mas agora que você já sabe as diferenças entre um e outro, me diga o que pensa sobre o coletor! Conta aqui nos comentários se você já usa ou porque não usa. Quero saber suas impressões sobre esse meu xodó. Na parte 2 falarei um pouquinho sobre como utilizá-lo e se possível sobre a minha experiência com ele, se não der vai rolar parte 3 sim! Então não vai perder, hein?

You Might Also Like

2 Comentários

  1. Já querendo as próximas partes.
    Eu não uso. Para falar a verdade desde que lançaram não me preocupei em me informar. Agora que vi o post, to pensando que pode ser uma proposta interessante, apesar que eu não ligo de usar absorvente, acho ok.
    Vamos ver nos próximos posts se eu me arrisco em experimentar kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanhã sai o post sobre como usar ele e um F.A.Q., eu to apaixonada desde que comprei ele <3 Não me arrependo em nada!!

      Excluir