E Aí TV: Friends vs. How I Met Your Mother - E aí Ferrá

E Aí TV: Friends vs. How I Met Your Mother

11:00:00

Hoje é dia de polêmica, discussão, controvérsias, brigas e principalmente: MUITA TRETA. Todo bom apreciador de séries com certeza já ouviu falar (e viu pelo menos um episódio) da famigerada série FRIENDS, e com mais certeza ainda já sabe que existe uma enorme rixa entre ela e a série How I Met Your Mother. Então chegou a hora de uma disputa oficial: Friends vs. HIMYM, quem será a série vencedora? Role aí pra baixo e descobra comigo qual série deverá ganhar o prêmio da sua atenção!

Friends

Você muito provavelmente já ouviu falar desta série, e também deve ter visto um episódio pelo menos. Ela ainda é uma série de muito sucesso, mesmo tendo sido finalizada em 2004. Esta é uma sitcom (situation comedy, uma série que envolve um cotidiano de comédia) que se passa na ilha de Manhattan e conta com 6 protagonistas - Rachel Green, Mônica e Ross Geller, Joey Tribbiani, Phoebe Buffay e Chandler Bing - que são amigos e convivem diariamente. Além de, no decorrer da série, conhecermos a história de cada personagem, podemos também ver o desenvolvimento de cada um, intensas mudanças ocorrem entre a primeira e a décima temporada.

Cada personagem carrega consigo uma personalidade marcante.



  • Phoebe: definitivamente a personagem mais excêntrica, é aquela amiga estranha que a gente adora. Se tem uma coisa que ela não tem, é vergonha, na cara, no corpo, no caráter, não tem dessa com ela. Ingênua e feliz são bem o que resumem essa personagem.
  • Ross: Aqui chegamos num personagem que ou você ama ou odeia. Não há meio termo com o Ross, ele é extremamente romântico e sempre se dá mal na vida (em vários sentidos), aquele amigo coitadinho, sabe?
  • Rachel: uma garota que era rica e mimada e passa a viver com sua melhor amiga, Mônica, ela é bem desinibida, desastrada e bem, seu jeito é o jeito da Rachel.
  • Joey: Considerado o maior "pegador" dos personagens, apaixonado por comida (Joey doesn't share food) e gosta muito de mulheres, tendo do seu lado seu charme e físico para conquistá-las. Além disso, é um personagem mais "lerdo" mas um amigo que queremos ter por perto.
  • Mônica: típica virginiana: a doida da limpeza e do TOC. Mas com um jeitinho meigo e fofo, passou por uma grande transformação física na sua história. Ela era obesa quando adolescente e virou uma mulher magra, isso traz importantes mudanças no seu comportamento e relações.
  • Chandler: Aquele cara que faz piada de tiozão mas sempre nos fazendo rir, desastrado e irônico. Impossível não adorar esse personagem, ele é simplesmente ótimo e consegue tirar graça de todas as situações.
É uma comédia leve e fácil de entender mesmo se você não acompanhar os episódios certinho, não há uma história central se não a dos seis personagens, não vai rolar altas reflexões sobre o que está acontecendo, é aquilo, é pra rir e pronto. É envolvente e possível de criarmos laços com cada personagem, a identificação é fácil, podendo haver misturas entre cada um e amá-los da mesma forma. 

Fiz algumas pesquisas no Facebook, perguntando pras pessoas qual das séries elas achavam melhor e o porquê. Os resultados serão mostrados em breve, porém aqui estão algumas das defesas utilizadas por aqueles que votaram em Friends.
Print Facebook Friends
 HIMYM

Mais um sitcom muito aclamado pelo público, How I Met Your Mother alcançou tantos corações que começou a ser comparado com Friends, tanto por sua história quanto por sua qualidade. Mais recente, ele trata de cinco amigos - Marshall Eriksen, Lily Aldrin, Robin Scherbatsky, Barney Stinson e Ted Mosby - e as histórias que os acompanham.

Asim como em Friends, talvez de forma mais intensa, cada personagem tem sua personalidade marcante.

  • Ted: mais um personagem 8 ou 80, ame ou odeie. Romântico desesperado, que sabe exatamente o que quer da vida, apenas não sabe como ou com quem. É quem "conta" a série para seus filhos, sendo assim um dos principais focos dela.
  • Lily: simplesmente o par perfeito de Marshall, ela é uma mulher daquelas que dá vontade de por num potinho pra sempre, pelo menos até ela ficar brava. Ela carrega consigo muito amor e lealdade, aquela amiga pra todas as horas, sabe?
  • Marshall: um homem romântico, totalmente apaixonado por Lily, os dois formam O casal da série, desde sempre juntos para sempre. Ele é irônico, tem uma forte relação com seus amigos, sua namorada e sua família, sentimental e engraçado.
  • Barney: definitivamente uma das personalidades que mais marcam a série. Barney não é apenas "o pegador", ele vai além disso. Ele é um homem muito bem sucedido, porém ninguém sabe ao certo o que ele faz profissionalmente, viveu uma enorme mudança, tanto no seu passado como na própria série, é extremamente apegado ao livro dos "bros" e se baseia nele e no seu playbook (livro de cantadas dele) para viver completamente TUDO.
  • Robin: a pura libertação do padrão da mulher, sabe aquela amiga que é mais macho que muito cara? É a Robin. Porém ela esconde um lado frágil com suas tentativas de ser fodona e engraçada.
Basicamente, como o próprio nome da série diz, ela é a história de como Ted conheceu a mãe de seus filhos. É um vai e vem entre muitas coisas que nos fazem criar expectativas com cada novo personagem. Além disso, é possível ver grandes evoluções em cada um deles. Eles são pessoas completamente diferentes ao final da última temporada.

O pessoal que defendeu HIMYM nas pesquisas também justificaram seus votos, pelo menos alguns. 
Print Facebook How I Met Your Mother
Já deu pra ver que a rixa é forte entre esses dois fandoms né? Mas agora, vamos aos resultados numéricos das pesquisas. Depois de jogar enquetes em vários grupos, causar tretas, ver briga e sangue no Facebook e de receber 309 votos, o público decidiu:
Gráfico HIMYM e Friends
Pois é minha gente, com 172 votos a série Friends venceu pelo público pesquisado. Mas, venham cá que agora eu vou abrir uma discussão com vocês.

Não houve apenas comentários e votos de uma ou outra, acontece que muita gente trouxe uma opinião diferenciada: o não apoio à rixa. Pois é, apesar das séries serem bem parecidas em muitos aspectos, fica difícil querermos comparar porque elas também são muito diferentes. As histórias não são as mesmas e, por mais que alguns personagens sejam parecidos (até fisicamente se pegarmos o Ted e o Ross), as histórias dos próprios personagens são BEM diferentes. 

Enquanto Friends busca uma visão de comédia mais leve e mais comparável à nossa realidade, How I Met Your Mother tem uma visão mais apelativa em vários aspectos, é um humor mais "pastelão". Sabe qual a principal diferença entre essas duas categorias de humor? Friends te faz rir sempre do mesmo jeito, não gargalhar. HIMYM te faz gargalhar na primeira mas cada vez que você vê o mesmo episódio, você ri menos. Isso faz com que Friends seja uma série muito mais fácil de ser assistida repetidamente.

Outra diferença crucial é a quantidade de suspense em cada uma delas. Claro que Friends tem o suspense, principalmente quando vamos nos aproximando da última temporada. Porém, HIMYM tem um suspense maior, você QUER saber quem é a mãe, ou quem vai ficar junto com quem, ou quem infernos é aquela pessoa. O que isso causa no telespectador é a mudança também na forma de assistir. Enquanto Friends você não sente tanto a necessidade de fazer mega maratonas para saber como vai acabar, essa vontade é sentida com How I Met Your Mother. Isso facilita com que você assista Friends de forma não linear mas te faz querer ver tudo de uma vez de HIMYM.

Antes de finalizar esse post, queria lembrar vocês de algo muito importante: não é porque você ama uma destas séries que você precisa, necessariamente, odiar a outra. Nada disso. Dá pra amar as duas sim, e amar muito. Dá pra acompanhar as duas, ou uma só. Acho que a única coisa que não dá é você não gostar de nenhuma, porque ambas são ótimas e vão mexer com seu coração e seu sorriso. A minha dica, se você está em dúvida de qual assistir é: pense no que você quer ver agora.

Quer algo que te faça gargalhar real oficial? Que te prenda na série e você queira virar a noite vendo? Veja How I Met Your Mother. Quer algo mais leve, que você se identifique, possa ver como e quando quiser sem muitas preocupações? Veja Friends. Fácil, né? E se não gostar de uma (difícil), tente a outra. Se não gostar de nenhuma (impossível), procure outras, estamos transbordando séries cada dia mais, tenho certeza que você vai achar uma que se identifique.

Agora vem cá e me diz: qual é a SUA série preferida? Já viu alguma dessas? Se joga aqui nos comentários e defenda suas preferências, também vale me contar quais outras você gosta ou tem curiosidade e quer ver aqui no E Aí TV!

You Might Also Like

2 Comentários

  1. Entendi nada (kkkkkk), porque não assisto séries, mas to aqui comentando pra dizer que achei massa a ideia do post. Você como sempre, muito criativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha apenas VEJA as duas, são ótimas e maravilhosas!!!
      Fico super feliz que tenha gostado <3

      Excluir