Meu Copinho, Parte 2: Como Usar E F.A.Q. - E aí Ferrá

Meu Copinho, Parte 2: Como Usar E F.A.Q.

11:00:00

Bom pessoal, hoje é dia da parte 2 da saga de posts sobre o coletor menstrual. Mas calma, se você tá perdido e não sabe do que eu to falando, é só entrar lá na primeira parte, lá eu expliquei bonitinho o que é o coletor, quais as diferenças dele pro absorvente e sobre os modelos que existem. Hoje vamos conversar sobre como usar o coletor e tirar algumas dúvidas frequentes sobre ele. Então rola essa telinha pra baixo porque o tema é importante SIM!


Lembram quando lá na primeira parte eu comentei sobre a diferença da necessidade do toque entre o absorvente e o coletor? Pois bem, chegou a hora de entender o porquê isso acontece. O coletor ele é como um copinho de silicone e é bem "grandinho". Para podermos introduzi-lo no nosso canal vaginal, não é só por e empurrar com o dedo, tem que brincar de origami. Você tem que dobrá-lo de forma a conseguir colocá-lo e depois usar seu dedo para abrir a dobradura dentro de você, então acontece o seguinte: você começa a se tocar e, consequentemente, a se conhecer mais.

Existem várias formas de dobrar o coletor, cada mulher se adapta melhor à uma delas. Além de ser algo que muda de mulher pra mulher, de corpo pra corpo, também varia de acordo com o modelo de coletor que você escolheu. Vendo os grupos do Facebook que discutem este tema eu pude perceber que a dobra mais comum é a chamada "diamante ninja". Sendo esta a que eu me acostumei a usar, acredito ser a mais escolhida por ela proporcionar uma fácil abertura do coletor dentro do canal e um formato expansor, então não precisamos por algo "grande" logo de cara, é uma pontinha que vai aumentando, deixando-nos mais confortáveis.

Outras dobras bastante utilizadas são a dobra em U, 7, duplo 7, diamante, origami, punch-down ou em S, pra visualizar melhor e entender cada uma delas, existem vários vídeos no youtube, um dos que mais me ajudou no começo foi esse aqui. Todos os coletores são dobráveis em todas essas formas, porém como será melhor pra você e seu coletor, isso só treinando pra saber. Então, já escolheu sua dobra? É hora de se sentar (ou ficar de cócoras) e, com as pernas abertas, inseri-lo. Muita calma nessa hora, tá bom? Se você não estiver relaxada, sua musculatura ficará tensa e poderá causar dor na hora de colocar o coletor.

Sim, principalmente na primeira vez, é normal ficar ansiosa. Ele parece grande demais, eu sei. Mas pensa assim: o canal vaginal foi feito para passar a cabeça de um baby, então o seu coletor vai entrar sim. Esse canal é elástico, por isso conseguimos inserir diferentes objetos de diferentes tamanhos sem nenhum problema. E não, ele não vai afolozar e você não vai ficar "larga" por usar um coletor, assim como não fica "larga" por transar demais (me poupe, se poupe, nos poupe).

Colocou e ele abriu? EBA ta quase livre pra ir fazer o que quiser da vida. Só falta a gente ter certeza que ele ta certinho lá pra não vazar, e isso é bem facinho, eu juro. Primeiro você vai inserir o seu dedo indicador no canal ao lado do coletor, procure ir até o final dele com o dedo e passe ele por todo o redor do copinho. Desta forma você irá sentir se ele está totalmente aberto, sem nenhuma dobra que possa causar vazamento. Isso também irá auxiliar você a limpar o canal ao redor do coletor, impedindo que o sangue que estivesse ali descesse para sua calcinha. Depois disso, você vai segurar no cabinho do coletor (ou na pontinha dele caso tenha cortado o cabo) e dar uma puxadinha, se você sentir alguma resistência: perfeito, o vácuo foi criado. Caso o coletor venha com facilidade, tente dar uma rodada nele para que o vácuo possa ser criado e assim você fique totalmente segura.

Agora já passaram as 12 lindas horas sem se preocupar com nada de sangue, né? Então, ele te dá esse super tempo, mas não dá pra ficar pra sempre: tem que tirar, limpar e por de novo, sem ultrapassar as 12 horas por questões de higiene e segurança do seu corpo. Vamos lá então? Volta naquela posição que você estava pra colocar o coletor, sentadinha ou de cócoras com as pernas abertas. Você vai introduzir seu polegar e seu dedo indicador no canal vaginal e com essa "pinça" vai apertar o coletor até sentir que saiu o vácuo, permitindo a entrada do ar (costuma fazer um barulhinho, fácil de identificar, se não você irá sentir). Depois disso é só puxar, bem simples, né? Eu gosto de fazer uma leve dobra em U para que saia mais facilmente, mas isso varia de mulher pra mulher.

Agora que você tirou você vai perceber algumas coisas como: a ausência daquele cheiro característico de menstruação + absorvente, na verdade, ausência de qualquer cheiro. Ou vai perceber que você sangra bem menos do que sempre imaginou (alguns coletores tem marcas de medida neles, você poderá saber quantos ml de sangue está expelindo). Ou mesmo ver se seu sangue é mais líquido ou coagulado. São tantas coisas que se percebe naquele copinho, é uma proximidade enorme com seu próprio eu. Mas é hora de lavar, tá? No começo você pode até ficar um tempinho admirando seu sangue, mas logo isso se tornará super normal.

Você pode descartar o sangue na privada (nada de mergulhar o coletor ali, tá? hahahaha, só vira ele mesmo) ou na pia. Depois você irá lavá-lo com as mãos mesmo e com algum sabonete líquido neutro. Tome cuidado com corantes e essências para que não corra nenhum risco de alergia, ok? Lembre-se que ninguém ficará cheirando seu coletor, logo, isso é um risco desnecessário. Enxágue-o muito bem e utilize uma toalhinha própria para o coletor para secá-lo completamente antes de colocá-lo novamente dentro de você. Essa é a higienização necessária durante o uso dele, porém não é a única. Se liga só no que você precisa fazer para mantê-lo 100% higienizado.

Antes da primeira e depois da última vez que for usá-lo naquele ciclo, você deve ferver seu coletor. Mas preste atenção em como fará isso, não vá jogando ele numa panela qualquer e deixando por um tempo indeterminado, não é assim que funciona. Você pode ferver seu copinho numa panela esmaltada OU em um recipiente de vidro no microondas, recomenda-se que estes recipientes sejam usados apenas para o coletor. Você deve cobrir totalmente o coletor com água e, após a fervura, deixá-lo lá de 3 a 5 minutos. Lembre-se de fazer isso sempre ANTES de colocar o coletor pela primeira vez no ciclo e DEPOIS de retirá-lo a última vez. Também é importante guardar ele num local apropriado, o mais recomendado são os saquinhos que costumam vir com eles por serem 100% algodão e permitirem a respiração do material, sem abafamentos.

F.A.Q.



Vai aguentar a quantidade de sangue do meu ciclo?



Sim! Uma das coisas que aprendi com o coletor foi que: eu sangro muito menos do que eu imaginava. E o coletor vem, geralmente, com capacidade para até 15ml de sangue. Eu sei que parece pouco, mas trocando ele no tempo certo você verá que sempre terá bem menos sangue ali do que você pensou. E, vamos dizer que você está tendo um período anormal e MEU DEUS DESCEU 30ml DE SANGUE DE UMA VEZ! Ele também vai segurar. Como eu falei ali em cima, quando colocamos ele certinho, ele cria um vácuo, esse vácuo vai fazer com que o sangue continue preso ali, sem vazamentos mesmo que milagrosamente a quantia de sangue exceda o tamanho do copinho.



Eu sou virgem, ele vai caber em mim? Eu vou perder a minha virgindade?



Sim, ele vai caber. Não, ele não vai tirar sua virgindade. Sobre a primeira pergunta: o canal vaginal é elástico, logo, ele irá se adaptar ao tamanho do coletor e, por maior que ele pareça ser, ele cabe certinho ali dentro. Existem tamanhos específicos para pessoas que são virgens e/ou ainda não tiveram filhos, então pode ficar tranquila, obtendo o modelo certo pra você, não haverá necessidade de preocupações. Sobre a virgindade: caso você considere que virgindade é apenas o rompimento do hímen, saiba que coisas como pular em piscinas ou andar de moto/bicicleta podem causar esse rompimento, principalmente em hímens mais finos. A virgindade está muito além disso, ela é relacionada à relação sexual, não necessariamente com penetração, é toda a relação daquela experiência com a sua história, não apenas seu hímen.



Eu já tive filhos, ele não vai cair?



Calma, vamos retomar de novo o que eu disse: seu canal vaginal é elástico. E não, ao contrário dos elásticos de dinheiro, ele não vai afolozar, nem pelos seus filhos nem por transar muito, nem por nada. Existem também os modelos específicos para pessoas acima de 30 anos e/ou que já tiveram filhos, fique atenta para comprar o modelo certo e não terá problemas nenhum!


Eu realmente não vou sentir ele em mim?


Não, pode ficar tranquila. Se você colocou o coletor corretamente você não deverá senti-lo, mesmo quando fizer atividades físicas. O que algumas mulheres relatam é o fato de sentir o cabinho dele, porém caso isso te incomode, você pode cortá-lo.


Para que serve esse bendito cabinho então?


O cabinho ele é para te auxiliar. Ele vai te ajudar a sentir se o vácuo foi formado e depois de retirar o vácuo ele pode também te ajudar a tirar o coletor de dentro de você. Em alguns modelos o cabinho é substituído por uma argolinha. Em ambos os casos eles não são essenciais, você pode removê-los e usar seu coletor normalmente.


Se ele não tem cordinha como o Ob, ele pode se perder dentro de mim?


Pode ficar tranquila, o coletor não irá se perder dentro de você. Nosso útero é bem menor do que às vezes imaginamos e o coletor é colocado no canal vaginal, um local que é menor ainda. Logo, você sempre, SEMPRE conseguira achar seu coletor com os dedos e retirá-lo, seja com os dedos em forma pinça ao redor dele ou puxando o cabinho.



Eu preciso tirar ele para fazer xixi ou cocô?



Não, você pode fazer os dois normalmente sem precisar retirá-lo.



Mas o xixi não vai ficar "guardado" no coletor?



Não, ao contrário do que muitas mulheres pensam, o nosso xixi não sai pelo nosso canal vaginal. A uretra se finaliza num buraquinho acima do canal vaginal, são totalmente diferentes. Logo, você irá fazer xixi normalmente e ele sairá normalmente, sem ficar armazenado no coletor.


Como vou saber qual dobra utilizar em mim?


Testando, infelizmente ainda não temos uma fórmula que determine qual dobra é melhor para cada mulher. O jeito é testar e ver com qual você se adapta melhor.



Posso praticar atividades físicas com ele?



Sim! O coletor irá te proteger contra vazamentos, desde que você o coloque da forma correta. Libere-se para academia, corridas, natação, equitação, faça o que você ama! E uma outra qualidade do coletor é que em atividades que envolvem água, nós podemos ficar bem mais tranquilas do que quando usamos Ob. Isso porque o coletor não "enxarca" então podemos entrar e sair da água tranquilamente, sem termos que correr para o banheiro pra trocar.


Vou precisar ter um coletor para usar quando estiver limpando o outro?


Não, você pode ter apenas um coletor e ficar tranquila. A limpeza durante o período é bem rápida e, como geralmente é feita em casa, você pode ficar tranquila peladona no banheiro. É só lavar ele bem com sabão líquido neutro na pia mesmo e já colocar ele de volta. Fácil, né?


Se você ainda tiver dúvidas, me manda inbox pela página E Aí Ferrá, por e-mail ou deixa aqui nos comentários que eu posso responder no próximo post! Agora me diz, como andam suas ideias em relação ao coletor? Espero que estejam gostando da saga de posts sobre ele, ainda tem mais alguns por vir, tá bom? Fica de olho!

You Might Also Like

3 Comentários

  1. Parece o céu esse negócio! To aqui pensando seriamente.
    "Mas pensa assim: o canal vaginal foi feito para passar a cabeça de um baby, então o seu coletor vai entrar sim". Você é demais kkkk fico imaginando você falando isso com seu sotaque.
    E isso é muito caro?? Acho que vou experimentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da forma como você pensa Ju! Em alguns meses de absorvente você paga seu coletor, também varia com a marca e o modelo. Comprei o meu pela Fleurity e paguei 89 + frete em 2 coletores, dividi com uma amiga minha e deu tudo certinho!
      Hahaha quando criar um canal eu mando uns vídeos sobre ele falando isso também hahaha!

      Excluir
  2. Agora ficou mais fácil escolher o tamanho ideal para você!
    10 opções disponíveis

    A ➡️ Para colo alto, fluxo leve a médio.➡️ 22 ml
    AL ➡️Para colo alto ,fluxo intenso. ➡️36 ml
    B ➡️ Para colo alto ,fluxo leve a médio.➡️ 20 ml
    BL ➡️ Para colo alto ,fluxo intenso. ➡️29 ml
    CML ➡️Para colo médio longo ,fluxo normal. ➡️17 ml
    CMLI➡️ Para colo médio longo ,fluxo intenso.➡️ 23 ml
    CMC ➡️Para colo médio curto ,fluxo normal.➡️12 ml
    CMCI ➡️Para colo médio curto ,fluxo intenso. ➡️17 ml
    CBL ➡️Para colo baixo longo, fluxo leve a normal. ➡️13 ml
    CBC➡️ Para colo baixo curto, fluxo leve a normal. ➡️10 ml

    Lembrando que também temos os coletores Korui em 3 tamanhos
    Korui Leve 25 ml
    Korui Médio 29 ml
    Korui Intenso 34 ml

    #menstrualcupsbrasil

    NÃO ESQUEÇA 1 COLETOR MENSTRUAL LUMMA + 1 COPO ESTERELIZADOR SÓ 80 REAIS!!!!!
    ⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️
    www.menstrualcupsbrasil.com.br

    Menstrual Cups Brasil

    ResponderExcluir