Como Montar A Bagagem Perfeita - E aí Ferrá

Como Montar A Bagagem Perfeita

11:00:00

Férias, Natal, Ano-Novo, tem como não relacionar isso tudo com aquela viagem dos sonhos? Não, né? Então hoje eu resolvi falar algumas coisas essenciais pra você levar na sua mala - não importa para onde você vai - para ajudar a garantir uma viagem mais tranquila e sem problemas. Se prepare que o post do dia é pra você saber o que colocar na mala e como fazer isso de uma forma mais eficiente! Então rola essa telinha aí pra baixo e vem comigo!


1. Check List

Antes de começar sequer a escolher a sua mala, é indispensável fazer um check list com tudo o que você precisa por. Tire o tempo que for pra pensar nisso para que você não deixe nada para trás. Um dos principais truques para fazer uma mala decente é fazê-la com antecedência para que você possa providenciar tudo - inclusive o check list. Coloque de tudo mesmo, desde escova de dentes até a roupa daquele evento que você sabe que vai rolar, lembre-se também de numerar coisas que vão ter mais de uma como "4 calcinhas", "2 pares de meia", "5 blusinhas"...


2. Escolha A Mala Ideal

Não adianta você querer socar seu armário inteiro numa malinha de mão e nem por duas ou três peças de roupas numa mala enorme, isso só vai atrapalhar o seu andamento na montagem da mala e ainda vai te deixar com roupas amassadas ou com difícil acesso a algo que esteja no fundo. Por isso, depois de montar o seu check list separe o máximo de coisas que puder da lista e coloque em cima da cama, isso vai te dar uma ideia de que tipo de mala você precisa - um sacolão, uma mala de mão ou uma mala média normal, são exemplos básicos que podem te ajudar. 


3. Separe Os Looks

Geralmente sabemos o número exato de dias que passaremos viajando, portanto uma coisa que ajuda na hora de montar e usar sua bagagem é separar os looks. Você pode comprar aqueles rolos de saquinhos plásticos e já se planejar com as roupas nele - 1 look por saquinho, apenas tire o saquinho do dia e depois guarde a roupa suja nele novamente. Caso você pretenda usar a mesma peça mais de uma vez, uma outra ideia de organização dos looks é fotografá-los, desta forma você já os terá em mente e não perderá tempo tentando raciocinar as combinações durante a viagem. 


4. Ordene A Mala

Se quiser ter uma bagagem perfeita, organização é essencial. Uma das minhas maneiras preferidas de arrumar a minha mala (sem ser embolando tudo e jogando na mochila) é por uma ordem de coisas na hora de encaixar. Gosto de fazer assim: primeiro as roupas que menos amassam como shorts, saias e calças jeans, por exemplo. Por cima ou do lado (dependendo da mala) coloco as blusas sempre seguindo a ordem - da que menos amassa para a que mais amassa. Por último ponho os vestidos porque geralmente são as peças que mais amassam, se for algum tecido que milagrosamente não amasse eles vão por baixo.

Em seguida ponho os objetos mais duros como chapinha, sapatos, escova de cabelo, etc. Prefiro tentar encaixá-los nas laterais da mala para que na parte de cima eu possa por minhas necessáires - geralmente elas ficam por último pois é onde guardo maquiagem, escova de dente, desodorante, etc. As coisas menores como meias e calcinhas ou eu jogo por baixo com as roupas que menos amassam - quando eu tenho espaço suficiente - ou eu encaixo elas nos vãos que sobram - quando o espaço é pouco. 


5. Decidindo O Que Levar

Para decidir o que você deve ou não levar para a sua viagem é preciso saber que tipo de viagem você irá fazer e principalmente quanto tempo irá passar. Pense se você terá a chance de lavar suas roupas (em viagens mais longas costumamos achar meios de fazer isso), isso será essencial para você planejar quantas peças levar! Aqui vai minha listinha de coisas essenciais para qualquer viagem:

  • Roupas para o clima do localPense em tudo - o lugar é frio? Qual a estação? Qual a previsão do tempo para o período em que estarei lá? Assim você não carregará casacos a toa e nem passará frio.
  • Calcinhas/cuecas e meias extrasSe você é mulher, já deve se prevenir com isso por um escape da menstruação fora de hora, por exemplo. Mas não importa seu gênero, idade e nem nada, sempre leve esses itens com uma quantidade a mais que o previsto. Nunca se sabe quantos banhos você vai tomar por dia ou se vai pisar numa poça d'água com seu tênis e encharcar sua meia, né?
  • Roupa de banhoMesmo que você não esteja indo para o litoral ou visitar lagos e cachoeiras, imprevistos sempre existem e vai que você acaba numa festa com piscina? Uma sunga, bermuda, biquíni ou maiô não irá ocupar um lugar muito grande e poderá te ajudar a aproveitar.
  • Protetor solarA menos que você esteja planejando ir para Vegas passar o dia inteiro dentro de hotéis e cassinos, o protetor é indispensável. Se for viajar para locais em que ficará muito tempo exposto ao sol, lembre-se de retocá-lo. Caso entre na água ou sue demais o ideal é reaplicar o protetor a cada 2h.
  • Uma roupa "de sair"Sim, eu sei que você pode só estar planejando uma semana num hotel fazenda, mas VAI QUE! Vai que rola um jantar mais arrumado lá? Ou um convite pra dar um role? Melhor prevenir do que remediar, né? Não precisa ser seu vestido de gala, mas um jeans mais alinhado com uma blusa que você guarda para ocasiões especiais já está ótimo!
  • Cartão Emergencial / Dinheiro ExtraPor mais que você esteja economizando é essencial ter um cacife a mais guardado. Não pense em gastá-lo com presentinhos nem nada do tipo. Deixe-o exclusivamente para emergências. É importante também sempre levá-lo quando for sair para o caso de ter que pegar um táxi inesperado ou de um assalto - bate na madeira 3x. Mulheres podem guardar o dinheiro no sutiã e os homens na meia ou na lateral da cueca, desta forma sempre será possível se resolver.
  • Planilha de gastos: Ok, isso é mais para viagens mais longas ou para quando você está com o dinheiro bem contado. Imprima uma pequena planilha de gastos e anote TUDO, desta forma você sempre terá uma noção do quanto está gastando e do quanto ainda tem, podendo saber quando poderá gastar mais ou quando deverá se segurar.
  • Baterias extras: 
    Pode não ser a coisa mais essencial do mundo, mas é SEMPRE bom ter uma bateria de celular ou da câmera a mais - principalmente a do celular. Às vezes acabou a energia e você precisa ligar para alguém avisando do imprevisto ou está passando mal e precisa ligar pra pedir ajuda mas a bateria do celular morreu, cadê o tempo de esperar carregar? Troque ela já!
  • Agenda com contatos de emergência: 
    Ter uma agenda com contatos emergenciais como número de táxi/uber, do pronto socorro, do seus pais/familiares, do local onde você está ficando, de algum contato seu na cidade, sempre será uma segurança a mais para você.
6. Dobrando As Roupas

Pode não parecer muito importante, mas a forma como você dobra as roupas vai influenciar tanto na quantidade de coisas que você poderá por na mala como no quanto a roupa vai amassar. Algumas dicas para esse momento são:

  • Para roupas com bojo (sutiãs, biquínis, vestidos, blusas, etc) dobre ele no meio, de modo que a parte dos seios fique uma de frente para outra e coloque uma meia, calcinha ou alguma peça pequena de roupa que caiba ali. Isso vai evitar que seu bojo amasse. 
  • Roupas que não amassam tão facilmente como calças jeans e moletons, você pode dobrá-los normalmente porém ao invés de fazer a última dobradura - a que os deixa quadrados, geralmente - você deve enrolar as peças. O rolinho formado irá aumentar o espaço útil da sua mala.
  • Dobre com muito cuidado as roupas que amassam mais, lembre-se de verificar sempre se não há nenhuma dobrinha indesejável que poderá deixar a peça marcada. Ao chegar no destino retire essas roupas da mala o mais rápido possível e as coloque em cabides.
7. Dicas Extras Para Viajar
  • Caso não tenha onde passar roupa, pendure-a num cabide enquanto você toma um banho bem quente, isso ajudará a peça a remover as marcas indesejadas.
  • Tente ter em mente o máximo possível sobre a viagem, desta forma você saberá mais sobre o que é necessário levar.
  • Use necessáires diferentes para higiene pessoal e maquiagem, desta forma você encontrará o que precisa mais facilmente.
  • Não se desespere com imprevistos. Respire fundo e tente buscar soluções práticas para qualquer problema que possa ocorrer.
  • Caso vá viajar sozinho, lembre-se de deixar alguém sempre atualizado sobre você, seus planos do dia e tudo mais. Assim caso aconteça algo com você, essa pessoa poderá ir atrás para te ajudar!
  • Pesquise sobre o local para que você possa se planejar para visitar todos os locais e/ou pessoas que deseja.
Agora que você já está ligado em todas as dicas para montar a mala perfeita para sua viagem, pode começar a planejar a próxima! Espero que as dicas tenham te ajudado e que você não esqueça nada (como eu sempre faço). 

Antes de ir embora, lembre de me contar aqui nos comentários o que você nunca esquece na hora de viajar, tá?

You Might Also Like

0 Comentários