E Aí Fotos: Natal - E aí Ferrá

E Aí Fotos: Natal

15:00:00

É inútil pra mim tentar esconder o quanto eu AMO o Natal, então o E Aí Fotos dessa semana tá vindo com tudo pra ajudar todo mundo a fotografar essa época linda e maravilhosa! Até porque fala sério, andar pela cidade com as ruas cheias de luzes e enfeites é pedir pra ter vontade de fotografar tudo! Então rola essa telinha aí pra baixo e vem comigo!

Acredito que 11 em cada 10 fotos de Natal giram em torno da decoração, até porque a maioria das famílias aqui no Brasil não tem o costume de tirar "fotos de família" com especial de Natal, com roupas iguais e esse tipo de coisa. Às vezes vemos fotos de animais com roupinhas temáticas ou ensaios de new born ou criancinhas com o tema também, mas geralmente é algo mais profissional e menos dia-a-dia.
1 e 2 - @karinasanntos | 3 - @gingerdai | 4 - @lavinia.gaigher
O bom da decoração é que você pode usar um só ambiente para adquirir MUITAS fotos. Você pode focar num detalhe ou num todo e, mesmo no todo, se você usar ângulos diferentes, pode fazer com que tudo pareça ser algo totalmente novo. É uma época maravilhosa para trabalhar o olhar fotográfico e praticar as fotos com pouca luz, já que os pisca-piscas dão um diferencial em tudo e precisam de um ambiente menos iluminado para terem um destaque bacana.
5 - @livia_fabian | 6 - @tatsiology | 7 e 8 - @micheleportoo
Falando em pisca-piscas, a dica para fotografá-los, além de usar um ambiente mais escuro, é saber trabalhar o tempo de exposição. É muito mais apropriado usar uma câmera ao invés do celular, já que a maioria delas te permite controlar isso, até mesmo as compactas. Entender como funciona é simples: o tempo de exposição é o tempo que o diafragma (a janelinha pela qual a luz entra para registrar a imagem) fica aberto. Um tempo de exposição maior significa mais luz entrando, então mais clara a foto ficará, mais detalhes poderão ser obtidos. Mas como nada na vida é perfeito, isso tem um lado ruim: quanto maior o tempo de exposição, mais movimento a foto vai pegar, isso aumenta as chances da foto sair tremida.
9 - @alinediasprof | 10 - @fiigueiredojuu_ | 11 - @pinkmermaid5 | 12 - @santduh
O bom de fotografar os pisca-piscas é justamente isso, o tempo de exposição deve ser um pouco reduzido, para escurecer o redor da foto e conseguir captar com mais destaque as luzes deles. Se você quiser usá-los como um detalhe de fundo, vale também dar uma diminuída na luz do local para que eles não desapareçam ao fundo. Nisso você pode ajustar o foco para frente, assim as luzes deles terão aquele efeito borradinho no fundo.
Foto: @otavio.st | Modelo: @ioledemarchi
Para as fotos de algum objeto de decoração específico, você pode usar as dicas que dei lá no post sobre fotos de Detalhes. Se não conseguir achar um fundo bom vou dar algumas dicas pra vocês fazerem aquela gambiarra. 

Se quiser um ar mais chique: use algo felpudo. Pode ser aquelas cobertas de pelinho, algum tapete ou mesmo seu cachorro ou gato. Lembre-se de buscar tons mais clean, eles passam um pouco mais essa imagem de clássico-chique. SIM, pode usar mesmo seu bichinho, desde que ele não se importe, claro! 

Para fundos temáticos: como as luzes de Natal, mas não tem uma câmera topzera que te deixa desfocar o fundo como você quer, faça o seguinte: procure no google imagens algo que te agrade como um fundo e posicione o objeto na frente do monitor. Isso só vale para objetos menores, é claro - a menos que você consiga usar uma televisão - mas ajuda bastante e dá um efeito bem bacana!

Diversão ou toque Glam: Procure em papelarias aquelas folhas de E.V.A. e use-as como fundo. Além de baratas e fáceis de encontrar, elas tem muitas variedades como estampas de animais e até mesmo com glitter! Assim você pode montar um estoque de fundos pra suas fotos de detalhes ou objetos! Posicionando ela para ficar de frente a uma janela, você até dispensa o uso de uma soft box, impossível não amar o truque, né?

Além disso tudo, você pode expandir sua criatividade e ir além usando qualquer coisa que forre o fundo da foto pra causar diversos efeitos. Serve toalha de mesa, de banho, lençol, aquela blusa com a cor que você ama ou o móvel bacana que você viu na casa de alguém. Joga a vergonha pro lado e prepara o dedinho pra tirar fotos lindas, tá?

Agora antes de você correr pro shopping tirar fotos: me conta o que achou do post e da seleção de fotos. Ah, espero que as dicas te ajudem nesse Natal!


You Might Also Like

2 Comentários

  1. Adorei o post! Certeza que vai dar um upgrade no meu feed natalino!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô doida pra ver seu feed todo tematizado!!!

      Excluir