Como Criar Senhas Seguras E Se Lembrar Delas - E aí Ferrá

Como Criar Senhas Seguras E Se Lembrar Delas

16:09:00

Quem mais sempre empaca na hora de ter que desenvolver uma senha nova? Seja numérica ou de letras, senhas são um problema. Não podem ser fáceis demais, para ninguém adivinhar, nem difíceis demais porque precisamos lembrar delas - de preferência de cabeça. Não seria maravilhoso ter algumas técnicas pra nos ajudar a criar e lembrar das senhas? Pois então tá na hora de aprender junto comigo como criar e se lembrar de senhas boas o suficiente! Então rola essa telinha aí pra baixo e vem comigo!

Associe

Uma dica valiosa e tentar associar sua senha a alguma coisa que você goste. Por exemplo, se seus doces favoritos são bolo de chocolate e pavê de morango, você pode começar a associar a senha com isso, usando as sílabas iniciais: bochopamo. Com isso você já cria uma senha com um número considerável de caracteres e formando uma palavra que fará sentido apenas pra você. 

Vale associar com nome dos pais, dos cantores favoritos, países que quer visitar, ídolos, etc. Tudo isso irá gerar algo que facilita a lembrança em tempos de estresse. 

Misture

Para ter uma senha bem segura, também é importante misturar alguns dos caracteres. Coloque maiúscula entre as minúsculas e pronto - você já tem mais um diferencial. Continuando com o exemplo anterior, nós teríamos então: BoChoPaMo ou  bOchOpAmO. Desta forma se alguém até chegar a adivinhar suas sobremesas favoritas (ou ídolos, ou comidas, ou qualquer coisa), ainda terá que passar pelo desafio de descobrir se tem ou não maiúsculas, quantas são e onde estão.

Troca 1.0

Troque também as letras por números que se pareçam com elas. O 0 lembra a letra "o", o 3 lembra a letra "e" e o 4 lembra a letra "a". Ou mesmo letras por letras, como o "l" pelo "i" ou vice versa. Desta forma você deixa ainda mais difícil pros outros, mas mantendo a lógica pra você. No nosso exemplo poderíamos ter: B0Ch0P4M0 ou até B*Ch*P4M* se pensarmos no * como a letra "o".

Troca 2.0

Mais uma forma de manter suas senhas seguras é trocá-las de tempos em tempos. O recomendado é que você troque a senha a cada 2 meses. Você pode fazer uma mudança drástica - mudando sua associação - ou algo simples como mudar os símbolos ou a ordem das coisas. 

Senhas Numéricas

Ah, mas Ferrá, e as senhas de cartão de banco e tudo mais que precisa ser numérica, apenas? Nesse caso, o que funciona muito bem pra mim é fazer algo visual. Geralmente, todos os teclados numéricos seguem a mesma ordem e, desta forma, se eu pensar num formato que se adeque neste quadrado, ele sempre sairá igual. Você pode pensar em um Z, por exemplo (7-8-9-5-1-2-3) ou a letra A (1-4-7-8-9-6-3-5). Desta forma você só precisará se lembrar de um símbolo ou letra para ter sua senha em mente.

You Might Also Like

0 Comentários