Mudando A Vida Em Apenas 8 Passos - E aí Ferrá

Mudando A Vida Em Apenas 8 Passos

11:00:00

Criar mil blogs - e desistir da maioria, começar aquele projeto tão sonhado e nunca ver seu fim, aquela dieta então, nem preciso dizer, né? Como dona de inúmeras prateleiras de PIMNT (Projetos Iniciados Mas Nunca Terminados), precisei dar um basta nessa onda infinita. Já estou bem orgulhosa de estar mantendo o blog até hoje mas sei que ainda tem vários projetos que também preciso levar pra frente. Então eu fui nesse enorme oceano de informações que é a internet e depois de umas boas pesquisas, trouxe o resultado pra vocês: COMO MUDAR SUA VIDA E ESTABELECER NOVOS HÁBITOS EM APENAS 8 PASSOS

Tá, parece que não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas vou explicar. Para atingirmos um objetivo - o fim de um projeto, por exemplo - precisamos mudar um pouco nossa vida para encaixar a novidade e isso significa ter novos hábitos, e é aí que mora a dificuldade. Passar por mudanças é sempre algo que exige de nós certo esforço e nem sempre conseguimos manter isso presente em nossas vidas. Então vamos lá?

1. FOCO

Não adianta querer estabelecer 15 novas coisas na sua vida, se acrescentar um hábito já é difícil, então imagina mais? Nessas horas é preciso ter foco em uma coisa só, assim você usa toda a sua força para isso. Além disso, é sempre bom começar com as coisas mais fáceis, que se adaptam melhor na sua vida.

Por exemplo, se você quer ser uma pessoa mais saudável, ao invés de começar com um treino de 1h por dia de academia, comece mudando algo menor como a sua alimentação. Isso exigirá menos tempo e esforço seu e, desta forma, conseguirá conciliar mais facilmente para que, aos poucos, você atinja seu objetivo total.

2. SE COMPROMETA POR 1 MÊS

Apesar de um hábito ser algo presente por mais de um mês, o primeiro é com certeza o mais difícil. No primeiro e segundo dia vai até parecer fácil, mas logo a falta de costume bate à porta e você já quer desistir. Ao se comprometer em seguir aquilo por pelo menos um mês, as chances de se tornar algo automático aumentam bastante. Além disso, esse mês também servirá para ajudar você a perceber se aquele hábito é compatível ou não com a sua vida.

Vamos tomar o mesmo exemplo citado anteriormente: você quer ser saudável e resolveu que iria mudar sua alimentação - decidiu que iria virar vegetariano. Fez um plano junto a uma nutricionista e tudo certo, começou! Entretanto, naquele mês você percebeu que não tinha tanto tempo (ou talento) para cozinhar e que nem todo restaurante serve uma variedade bacana para esse tipo de alimentação. Logo, você vai perceber que é algo que não se encaixa pra sua vida. Entretanto, se deu certo e você conseguiu, a necessidade de comer carnes deve estar se tornando cada vez mais fácil de lidar - e você até já está sonhando com sua próxima aventura na cozinha.

Você também pode colocar pequenas metas diárias, como comer uma porção de comida crua por dia pra começar. Uma salada, uma fruta, etc. E ir aumentando conforme for sentindo a possibilidade.

3. UNA O NECESSÁRIO AO EXISTENTE - OU SAIBA SUBSTITUIR

Trazer uma mudança pra vida é bem complicado, eu sei, mas existe um jeitinho que ajuda demais. Quando você junta o útil ao agradável, fica tudo maravilhoso. Então, por que não unir algo novo a algo que você já está habituado a fazer? Desta forma, quando fizer o algo-antigo logo se lembrará do algo-novo e, assim, diminuem as chances de esquecimento e te dá aquele empurrãozinho pra realizar!

Vamos ao famigerado exemplo? Saca só! Continuando o mesmo esquema aí de cima, de ser saudável, você decidiu que vai beber mais água - mas vive esquecendo e nem o despertador do celular ou aplicativos estão ajudando o suficiente. Então que tal fazer assim: toda vez que você for ao banheiro, você bebe água. Então foi escovar os dentes? Tomar banho? Fazer xixi? Saiu - tomou água! Assim fica mais fácil - ou começar só com quando for fazer xixi, já que isso lembra água!

Uma outra opção é fazer uma troca. Pense em algum hábito que você quer largar e outro que você quer adquirir, dessa forma, colocar um no lugar do outro vai facilitar ambos os lados - a perda e a novidade. No mesmo exemplo da saúde - que tal beber suco ao invés de refrigerante no almoço? Ou então, se você (como eu) tem o hábito de roer unhas e quer parar - corte pequenas tiras de cenoura crua e mastigue-as ao invés de levar a mão à boca. Entenderam o processo?

4. CALMA, PACIÊNCIA E COMEMORAÇÃO

Volta ali em cima e leia o passo 1 novamente. Pois é, é preciso ter calma e ir aos poucos. Dar "baby-steps" é essencial, estamos aprendendo e, por isso, devemos ter calma e paciência com nós mesmos. Uma outra coisa essencial, é saber comemorar as pequenas vitórias. Quando fazemos isso, aprendemos a valorizar nossas conquistas, mesmo quando não são tão grandes quanto queremos no momento mas, aos poucos, elas vão crescendo e é assim que se chega ao objetivo final - um passo pro vez.

5. SE PREPARE

Infelizmente, a vida é um mar de imprevisibilidade e, por isso, é essencial estar preparado para os obstáculos. Lógico que você não deve perder mais tempo se planejando contra todos os possíveis problemas que podem acontecer do que realmente indo atrás do seu objetivo, mas é preciso estar preparado pelo menos para os mais óbvios, assim você se sentirá mais capaz de realizar tudo até o fim e se sentirá menos abalado quando der de frente com alguma surpresa desagradável.

Exemplo mode on: você está bebendo água toda vez depois de ir ao banheiro, mas pode ir ao banheiro fora de casa e não ter nenhum bebedouro por perto. Então que tal carregar consigo uma garrafinha de água quando for sair de casa? Ou levar aqueles 2 reais marotos pra comprar em algum lugar?

6. DIVULGUE

Ok, você deve estar pensando "que infernos, Ferrá? Divulgar o quê?" e tudo bem, eu entendo e vou explicar. Você "divulgar" suas conquistas, mesmo quando pequenas, te ajuda a obter apoio moral, um comentário positivo e incentivo - tudo carregado de grande importância pra ajudar a manter sua força de vontade. Não precisa divulgar no Facebook toda vez que beber um copo de água, mas comente com um amigo "nossa consegui beber bem mais água hoje do que costumava", principalmente com aqueles amigos que sabem do seu objetivo. Com certeza você irá receber positividade e apoio pra continuar - só cuidado pra não virar um spammer dizendo a cada copo de água que você bebeu mais um!

7. RECOMPENSAS

Sistemas de recompensas nos acompanham diariamente desde que somos pirralhinhos aprendendo a obedecer os pais. Se você comer tudo, ganha sobremesa. Se você ajudar a arrumar a casa, ganha mesada. E assim por diante. E se deu tudo tão certo até agora, por que não implementar? Estabeleça uma meta deixe ela em aberto e quando alcançar, dobre-a e um prêmio para quando alcançá-la.

Passou uma semana bebendo bastante água? Então você merece aquela ida ao cinema ou comprar seu chocolate favorito. Essa é uma ótima forma de se incentivar a continuar.

8.REFLITA

Mudar seus hábitos, por menores que sejam, tem consequências. Após o período de 1 mês, é hora de refletir sobre esse "novo eu" com novos hábitos. Reflita e conheça quem você é agora, entenda suas mudanças e sinta quem você está se tornando. Isso irá ajudar a aceitar os casos e acasos que cercam as mudanças, facilitando significativamente o processo de automatização das novidades.


Chegamos então ao final! Eu já estou colocando em prática algumas coisitas, como o Projeto Baleia Branca, fazendo os desafios que consigo e compartilhando com o pessoal. Meu sistema de gratificação (passo 7) é dado pelo próprio Projeto, já que ele traz um desenvolvimento pessoal muito bacana. Pretendo, a partir de já, aplicar esses 8 passos pra conseguir ir com ele até o fim - e continuar pra sempre com o E Aí Ferrá! E qual o hábito que vocês pretendem adotar?

Se souber daquele colega que anda tendo dificuldade em mudar algumas coisas na vida, compartilha esse post com ele pra dar aquela ajuda marota que todos nós precisamos de vez em quando!

You Might Also Like

4 Comentários

  1. Amei, ando precisando mudar algumas coisas e essas dicas vão me ajudar um bocado XD.

    Beijos Joseana
    http://singularidades.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa Joseana, que delícia saber que pude te ajudar de alguma forma. Espero que você consiga realizar todas as mudanças que deseja ou precisa. Depois vem me contar como foi o processo?

    Beijos e obrigada pela visita <3

    ResponderExcluir
  3. AAAH te entendo plenamente!! começo vários projetos e tenho mta dificuldade de leva-los até o fim, o blog é uma das poucas coisas que consigo manter, com mto carinho! <3

    Mas seus passos são os ideais e começam com o principal: FOCO! por minimo que seja ter foco e paciência faz toda a diferença pra gente chegar até o fim de qlq coisa que começamos né!?

    Adorei conhecer seu blog Samantha!! Vou voltar mais vzs...beijão! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana!!!

      Primeiramente - fico imensamente feliz em saber que gostou de conhecer meu cantinho, significa MUITO pra mim <3

      Ademais, super concordo na questão do foco - é essencial e faz uma diferença enorme. Sem foco e paciência não chegamos em lugar nenhum.

      Beijinhos!

      Excluir