Como Montar Um Home Office - E aí Ferrá

Como Montar Um Home Office

11:00:00

Concentração, organização, produtividade, criatividade e conforto. Essas são algumas das principais características de um trabalho que vem ganhando cada vez mais espaço dentro dos sonhos dos profissionais, principalmente daqueles que trabalham com criação: o home office. Como o próprio nome já diz, trata-se de um local de trabalho dentro da própria casa e o post de hoje é para falarmos sobre como podemos montar um home office ideal para você.


O nome gringo dá a aparência de algo totalmente novo mas não é bem assim. Em casas mais antigas podemos perceber a existência de cômodos feitos exatamente para isso, os chamados escritórios. Entretanto, com o passar do tempo, um home office tornou-se um método de trabalho, deixando de ser apenas um local. Também é preciso pensar que as casas mais modernas estão cada vez menores, mais compactas e contando apenas com os cômodos necessários, muitas vezes até unindo alguns como a sala de jantar e a cozinha, por exemplo.

Calma, eu não estou falando tudo isso só pra encher linguiça. A gente precisa entender como uma casa funciona para que possamos analisar a melhor forma de inserir um home office em sua estrutura. Um home office não exige muito espaço físico, porém tem outras necessidades mais importantes como a iluminação e a calma ao seu redor, afinal de contas ninguém consegue trabalhar direito com o colega assistindo um jogo de futebol literalmente do seu lado e gritando a cada gol do time ou falha do árbitro, né?

Por isso vamos ao primeiro passo do desenvolvimento de um home office:

A escolha do local



Parece irônico, né? Home office, vai ser em casa, o que mais precisa? Pois é, não é tão fácil quanto parece. Agora vai ser a hora de você explorar sua casa para encontrar o local ideal para construir seu HO. Primeiramente, pense no barulho. Você pode até ser mais produtivo com música, mas lembre-se que música é diferente de barulhos externos que podem atrapalhar seriamente a sua produtividade. Por isso, caso você divida sua casa com mais alguém (familiar, amigo, cônjuge, qualquer pessoa), talvez o ideal seja montar o em um ambiente fechado. 

Você pode transformar o quarto de empregadas ou o de visitas em um HO, mas em caso de falta de cômodos inutilizados, o jeito pode acabar sendo construir o home office no seu próprio quarto. Entretanto, caso você more sozinha, aproveite um canto da sala se preferir. Outro fator importante é a luminosidade, já que ela pode te despertar da mesma forma como pode te deixar sonolento. O mais indicado é abusar da luz natural, então locais próximos a uma janela são uma boa opção. E caso você seja uma pessoa noturna, será uma boa desculpa para buscar inspiração nas estrelas!

Em seguida é hora de começar a se preparar para a o próximo passo:

Escolhendo os móveis



Com o local decidido, agora você já saberá quanto espaço você tem para ocupar com os móveis. Geralmente os indispensáveis são uma mesa ou bancada e uma cadeira. Se a grana está curta o resto você pode adquirir depois, já que o essencial para trabalhar já estará pronto.

Se a grana está MUITO curta a dica eterna é: improvise na mesa e aposte na cadeira. Por quê? Simples, porque a cadeira será o local onde seu corpo irá ficar e por isso merece cuidado na hora da escolha. Infelizmente não é um item barato, mas uma escolha errada pode tornar realidade o famoso ditado "o barato sai caro".

Pense bem: você irá ser produtivo enquanto morre de dor nas costas? Vai querer ficar horas trabalhando naquela cadeira desconfortável? Eu sei que não, e por isso seu principal investimento deve ser numa boa cadeira. Enquanto isso, a mesa você pode improvisar com algumas mais baratas ou mesmo construir uma a partir de paletes ou prateleiras - hora de usar e abusar da criatividade.

Além disso, outros móveis utilizados em HO são prateleiras, racks, cômodas, criados-mudos ou gabinetes. Muitas vezes as mesas podem ser também trocadas por escrivaninhas.

Móveis comprados e agora é hora de darmos mais um passo ante a finalização do seu HO:

Acessórios


Parece besteira, mas eu juro que não é. Os acessórios de um HO são extremamente úteis em diversos sentidos. Como muito dos trabalhos em home office são feitos na área de criação, é importante ter um ambiente que estimule e ajude o profissional, por isso essa é a hora principal que vai definir se o seu HO será um sucesso ou não.

Dentre os acessórios mais usados estão alguns objetos simples de nosso dia-a-dia como uma lixeira, porta canetas, relógio e uma luminária. Na hora da compra tente escolher objetos que combinem entre si e com o seu plano de HO, já que trabalhar num lugar visualmente harmônico faz com que nossa mente fique menos bagunçada tentando entender tudo. 

Outros acessórios que estão presentes nos home offices são quadros brancos, placas e quadros com frases ou imagens inspirativas, quadrinhos de avisos e lembretes, agendas e outros objetos de decoração que variam de acordo com cada um.

Com tudo isso em mente, lembramos que é importante manter um padrão, já que ele ajuda a organizar o ambiente e consequentemente organizar nossos trabalhos e mentes. 


Una o seu novo ambiente a um bom equipamento e voilà: você está mais do que preparado para ter o tão sonhado trabalho home office, ganhando dinheiro sem sair (tanto) de casa. 

Será que você gostaria de um post com várias inspirações de home office para montar o seu? Em caso afirmativo, deixe um comentário aqui para eu saber! Em caso negativo, deixa um comentário também me contando o que achou do post de hoje, ok? Ok!

You Might Also Like

9 Comentários

  1. Confesso que não gosto de trabalho home office. mas suas dicas são interessantes também para quem estuda. Podemos adaptar para um bom cantinho de estudos. Para mim, que estou em contagem regressiva para entrega da dissertação de mestrado, é uma boa.

    ResponderExcluir
  2. Acho tão linda essa ideia de home office, que quero tanto fazer um pra mim. Simplesmente adorei as suas dicas, fiquei com várias inspirações em mente agora. Tanto para os móveis e os acessórios, acho esses quadrinhos brancos muito amor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Eu Acho home office tão chique que sou louca para ter um hahaja mas devo dizer que não sabia metade do que você disse ai. Então, obrigada e parabéns pelo post! Ficou incrível!

    Mari Barros, Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  4. Depois que montei meu home Office eu passei a ter mais vontade de trabalhar, quem trabalha em casa sabe que sempre tem a tentação da netflix nos chamando haha e iluminação é o que faz a diferença mesmo. Suas dicas são super verídicas e quem colocar em pratica com certeza vai obter sucesso na produtividade.

    ResponderExcluir
  5. As dicas e opções que mostrou ficaram ótimas ♥ Eu ainda estou terminando de organizar o meu cantinho...ainda falta a parte de decoração, mas tá ficando uma graça e esse post vai me ajudar.

    ResponderExcluir
  6. Acho tão legal e criativo, tenho muito vontade de fazer. Assim que acabar as reformas aqui em casa eu vou fazer o meu cantinho, tudo voltado ao blog e ao instagram. E já tenho aonde me inspirar, obrigada pelo post! Beijos

    ResponderExcluir
  7. A alguns anos montei um espaço hoje office na minha casa, eu ia trabalhar em casa pela empresa que trabalhava na época, ainda tenho o espaço, quero reformar ele, trocar a mesa e colocar prateleiras, as dicas e as ilustrações foram de grande ajuda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Confesso que sou péssima no Office. Mas suas dicas foram maravilhosas. Eu vou tentar usar e colocar em prática. Adoro seu blog bjsss

    ResponderExcluir
  9. Sou louca pra montar o meu home office. Recentemente mudei de casa e agora estou esquematizando tudo para fazê-lo da melhor forma! É ótimo e ajuda muito mais na concentração do trabalho. Além de ser um cantinho lindo! <3 Adorei o post!

    http://nataliasemh.com

    ResponderExcluir