Quarto Montessoriano: O Que É? Para O Que Serve? Como Fazer? - E aí Ferrá

Quarto Montessoriano: O Que É? Para O Que Serve? Como Fazer?

11:00:00

Pode até parecer um nome difícil, mas um quarto montado pelo método Montessori é uma forma simples de ajudar no desenvolvimento infantil a partir da decoração e montagem de um ambiente próprio para a criança. Por ser algo tão importante e ainda não tão conhecido, hoje é dia de falarmos sobre ele aqui no E Aí Ferrá, mas não apenas trazendo inspirações. Hoje eu vim explicar o que ele é, como funciona e como você pode fazê-lo! Vamos lá?



O que é?

Um quarto Montessoriano é um quarto baseado no método Montessori, desenvolvido pela primeira mulher italiana formada em medicina, Maria Montessori, que também era educadora e buscava criar ambientes próprios para o aprendizado.

Sabendo disso, entendemos que um quarto montessoriano é feito pensando na criança que irá ocupá-lo e não nos adultos que irão visitá-lo. Por isso, toda a decoração do local é feita estrategicamente em prol dos pequenos. 

Para o que serve?

Um quarto montado ao estilo Montessori serve para estimular o aprendizado e os desenvolvimentos das crianças. Ele pode ser aplicado em diversas fases do desenvolvimento infantil, sendo cada um deles de acordo com a idade.

Ao contrário dos quartos normais, um quarto montessoriano trabalha com a liberdade da criança, tanto em relação ao espaço como em suas ações. A partir daí a criança começa a criar noções básicas de espaço, limites, liberdade, autonomia, organização e muito mais.

Este quarto faz com que as crianças tenham estímulos constantes para que aprendam a se reconhecer, se expressar, andar e interagir com o espaço que as cerca, tudo isso sem a necessidade de alguém a ensinando o tempo todo. Desta forma, as crianças podem crescer de forma mais autônoma e mantendo a mente sempre estimulada.


Como fazer?

Para montar um quarto montessoriano você precisa ter em mente a idade da criança a qual o quarto irá pertencer e assim visar quais estímulos ela necessita e que podem ser aplicados. Por exemplo, um quarto para bebes pode conter espelhos (para que ele se reconheça), barras (que auxiliam o bebe a andar), um colchão não muito alto com almofadas (dando a liberdade para que ele durma, acorde e se movimente pelo quarto quando quiser), etc. 

Crianças um pouco mais velhas podem ter livros e seus brinquedos dispostos pelo ambiente e conforme ela for crescendo, o colchão pode ser substituído por uma cama baixa sem grades que tirem a liberdade dela. Brinquedos interativos como túneis, tapetes e barraquinhas também são ótimas escolhas. Se a criança já tem tarefas da escola para fazer em casa, uma mesinha de estudos é super bem vinda - ela também pode se tornar uma mesa de pintura, para desenhos ou brincadeiras como quebra-cabeças.

É preciso lembrar que o foco do quarto é a criança, seu estágio de desenvolvimento e suas necessidades. Os brinquedos e objetos devem estar sempre ao seu alcance, permitindo que ela os manuseie e organize da forma que achar melhor. Além disso, estímulos visuais como fotografias e imagens são ótimos para decorar o ambiente, desde que com cautela para não tornar o quarto um buraco negro de informações. 

Porém, é preciso também pensar na segurança dos pequenos, dispensando tomadas, quinas e objetos pontiagudos na altura deles, por exemplo. Então antes de montar um quarto montessoriano, lembre-se de prestar muita atenção nesses fatores para que nada tire a segurança ou liberdade de seu filho.


E agora que você já está sabendo as informações mais importantes sobre um Quarto Montessoriano é hora de compartilhar esse post com as futuras mamães e os futuros papais (ou atuais!!) para mostrar essa opção incrível para o quarto dos pequenos! E fica ligadinho aqui no blog que logo logo vai vir um post cheio de inspirações desses quartos pra você!

You Might Also Like

12 Comentários

  1. Oii tudo bem?
    Já li muito a respeito sobre esse quarto montessoriano, inclusive já fiz até um trabalho acadêmico relacionado a ele. E com certeza todos as futuras mamães e papais deviam saber para ajudar ainda mais no desenvolvimento dos pequenos.

    Amei o post, super beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa que diferente, nunca tinha visto essa "técnica" para educar e ao mesmo tempo entreter a criança. Parece que funciona mesmo... guardarei pra quando tiver um filho kk

    ResponderExcluir
  3. Ontem mesmo tava andando pelo shopping e vi uns quartos lindos tipo esse que você postou e amei mas não fazia ideia que existia um nome específico pra isso! Acho incrível essa ideia de inspirar o lúdico da criança e fazer tudo no quarto dela inspirado é voltado para ela. Amei muito!

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi falar desse tipo de quarto mas nunca tinha ouvido tão detalhado como hoje!

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho filhos ainda, mas vou mostrar esse post para as minhas prima que tem para elas fazerem isso. Achei bem legal <3

    ResponderExcluir
  6. Achei maravilhoso esse post. Não sou mãe e por isso mesmo que amei tanto o post, porque espero de coração lembrar dessa técnica daqui uns anos, quando tiver o prazer de ter filhos. Tenho muitos priminhos e nunca entendi a logica do quartos deles, brinquedos fora do alcance, quinas e tomadas para todo o lado, acho mega errado. (Enviando seu post para as mamães agora mesmo).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Gente que coisa super interessante. Eu já tinha visto uma foto no insta parecida com essa primeira, com o berço/cama no chão e muitas pessoas criticaram mas eu não havia entendido nem o por que haha. Achei uma ideia muito boa e você explicou muito bem como funciona o estilo do quarto.

    ResponderExcluir
  8. Já vi muitos quartos assim, mas não tinha a minima ideia que tinha um nome especifico para o estilo. Adorei saber mais sobre isso e achei muito valida as dicas. Amei

    ResponderExcluir
  9. Achei linda as fotos do post. Nunca tinha ouvido falar dessa técnica achei super interessante, queria eu ter lido este post a 6 anos atras antes de ter minha filha rs. Gostei muito parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, acredita que eu não sabia que existia essa técnica para o desenvolvimento da criança, achei muito interessante e bem válido para os pequenos.
    Excelente post. Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?
    Acredita que eu não sabia da existência disso? Achei a proposta bem interessante afinal nunca é demais estimular os nossos pequenos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse método, na verdade, nem fazia ideia da existência dele! Mas achei incrível! É uma ótima ideia e quando tiver meus bebês, certamente vou optar por um quarto montessoriano! Parabéns pelo post!

    http://nataliasemh.com

    ResponderExcluir