Os 4 Principais Elementos De Uma Decoração Minimalista - E aí Ferrá

Os 4 Principais Elementos De Uma Decoração Minimalista

11:00:00

Uma das principais escolhas quando pensamos em uma decoração moderna é com certeza a minimalista. Ambientes clean, com pouca informação e transmitindo elegância, firmeza e harmonia vêm conquistando o coração de jovens adultos que querem apostar numa decoração mais "madura". Sabendo disso e da dificuldade que cerca este estilo decorativo, trouxe aqui os principais 4 elementos que você deve analisar ao decorar um ambiente desta forma, saca só:


Iluminação Forte

Uma das principais características de um ambiente minimalista é a iluminação. Para não sobrecarregar o ambiente com luminárias e lâmpadas, a iluminação natural costuma ser muito explorada. Por isso janelas grandes costumam fazer parte da composição. Todavia, é impossível deixar um ambiente iluminado apenas com o sol, por isso na hora de comprar as lâmpadas que irá utilizar, o uso de lâmpadas brancas é indispensável - melhor ainda se for de led para gastar menos energia!

Móveis Minimalistas

A escolha dos móveis precisa ser planejada e feita com muito cuidado. O estilo minimalista costuma pedir por linhas mais retas e para manter a "limpeza" do visual, até os puxadores de portas e gavetas devem ser levados em conta. A escolha perfeita são aqueles que são "embutidos" deixando a frente do objeto lisa. Nessa escolha entram os outros dois fatores a seguir:

Cores Neutras

Das paredes aos móveis, as cores neutras são a base E o complemento de uma decoração minimalista. Você pode sim usar cores escuras, como o azul marinho, porém o ideal é deixá-las para detalhes e manter a base com cores mais claras como o branco ou cinza. Num geral as principais cores são branco e preto, inclusive há quem goste de fazer ambientes monocromáticos (com o branco, claro). É uma decisão que cabe a você.

Materiais Sofisticados

Além das cores, os materiais dos móveis e complementos do ambiente também devem ser pensados e planejados já que nem todos se encaixam no minimalismo. Geralmente as principais escolhas são vidro, inox, cromado, granito ou mármore. Claro que você pode optar por outros, porém tendo sempre o cuidado de não carregar demais de informações já que é exatamente disso que a decoração minimalista foge.


É claro que a decoração minimalista não se resume apenas a estes 4 elementos, porém entendendo um pouco destes fica muito mais fácil começar o seu planejamento. Mas é claro que eu não vou deixar você na mão e vou explicar mais sobre esta decoração, então dá só uma olhada em alguns cuidados que você deve ter em relação à decoração minimalista:

  • Organização é indispensável, afinal de contas, a bagunça é sinal de muita informação fora de ordem, e a decoração minimalista precisa ir de encontro ao menor número de informações possíveis
  • A limpeza deve ser fácil, ou seja, os materiais escolhidos para desenvolver a decoração minimalista em ambientes devem ser fáceis de limpar para manter o toque clean do ambiente o tempo todo
  • A geometria também está presente, principalmente com as linhas retas. Sim, você pode usar algumas curvas, porém os designs retos devem ser predominantes pois passam o ar de modernismo
  • A tecnologia é uma das melhores amigas deste estilo. Já pensou tentar montar uma sala minimalista com uma TV de tubo? Além disso, tem algo mais moderno que tecnologia?
  • O minimalismo não se priva apenas a salas ou quartos, banheiros e cozinhas também combinam (e muito bem) com esta decoração.
E o que você acharia de um post de inspirações de decoração minimalista? Me conta aqui nos comentários se você quer ou não e a sua opinião sobre este estilo de decoração!

You Might Also Like

1 Comentários

  1. Top demais seu post!
    Sempre digo que: "o menos é mais".
    Combinação de cores e linhas trazem uma sensação de conforto e harmonia <3
    Bjinhus

    ResponderExcluir