5 Ferramentas que te ajudarão a escrever - E aí Ferrá

5 Ferramentas que te ajudarão a escrever

11:00:00

Pode ser TCC, um livro, um poema, uma matéria - não importa, escrever é uma técnica que pede ajuda, seja de livros, de ferramentas ou mesmo das experiências vividas. Estando numa faculdade de jornalismo, surtando pela falta de tempo, tendo que escrever a todo instante nos estudos, trabalhos e hobbies, eu me vi necessitando de ferramentas que me ajudassem nesse processo. Por isso, resolvi também compartilhar com você algumas das ferramentas que mais me ajudam na hora de escrever, olha só:



1. Word Counter 360

Um site que anda me salvando principalmente na hora em que preciso ter uma contagem de palavras ou caracteres. Além disso, quando escrevo algo maior, gosto de usar a ferramenta pois ela traz outra vantagem: mostra a densidade das palavras. Ou seja, você pode ver quantas vezes usou cada palavra e ver se está muito repetitivo ou não. 

2. Sinônimos 

Se você jogou o texto lá no Word Counter 360 e viu que está repetindo demais uma palavra, mas não faz ideia de como trocá-la, é porque chegou a hora de apelar para o Sinônimos. Ele é um site que fornece diversos sinônimos (palavras com significados similares) para palavras e até mesmo expressões. Isso dá mais dinamicidade no seu texto e ajuda muito (principalmente na hora do TCC).

3. Conjuga-me

As aulas de português passaram há muito tempo, bateu aquele branco e você precisa saber como concordar o verbo com a pessoa - mas simplesmente não sabe. Então abre já o conjuga-me e descubra todas as formas e tempos de qualquer verbo. Vamos compartilhar essa ferramenta com todo mundo SIM.

4. Pinterest

Se inspirar é viver - e também escrever. Seja vendo imagens bonitas, descansando a mente, buscando dicas ou o que quer que seja, o Pinterest é uma ferramenta que se tornou indispensável pra mim em relação à escrita. Nele eu posso relaxar e me inspirar, pegar e dar ideias, então se você não tem sua conta ou sequer conhece a plataforma: entre já! (E me segue que eu garanto conteúdo bacana)

5. Leituras extras

Seja um gibi, uma bula ou o que quiser - leia. Se você quer escrever, você precisa ler. Escrever sem ler é como querer cozinhar sem comer, entende? Então vamos trabalhar muito a leitura. Sim, eu sei que você já sabe, mas a minha dica é ler na hora, é ler aquilo que você quer escrever. É experimentar novidades para escrever novidades. Então vamos ler? Blogs, livros, poemas e até frases pixadas nas paredes da cidade: vale tudo para se inspirar.

Agora que você já está mais preparado para tirar as palavras da sua mente e colocá-las no papel (ou no monitor), que tal mandar um textão aqui nos comentários, e-mail, ou lá na fanpage: pode ser sobre qualquer coisa, vou amar ler o que você tiver a dizer!

You Might Also Like

0 Comentários