5 Dicas Para Uma Boa Decoração

Compartilhar Post

A gente sabe que o amor pela decoração é gigante e causador de muita ansiedade e vontade de fazer tudo de uma vez. Todavia, nem sempre ir com tanta sede ao pote é uma boa opção já que podemos ter imprevistos e resultados não tão bons quanto imaginávamos. Além disso, podemos acabar seguindo por caminhos muito mais complicados (além de mais caros) para ter os mesmos resultados. São inúmeras coisas que podem acontecer e causar uma verdadeira catástrofe decorativa. Por isso, hoje eu trouxe pra vocês algumas dicas para arrasar na hora de uma boa decoração.

boa decoração

 

Dicas para uma boa decoração

Saiba seus limites

Ter uma noção básica dos seus limites é o mínimo para começar a pensar numa boa decoração. Sejam limites financeiros, temporais ou mesmo físicos, é preciso ter noção de tudo. Por isso, você precisa pensar em alguns fatores como:
  • Quanto dinheiro você pode gastar?
  • Quanto tempo você tem disponível?
  • Você tem permissão para realizar tudo? (em alguns apartamentos alugados, você não poderia furar uma parede, por exemplo)
  • Você tem conhecimento e capacidade ou precisará contratar um profissional?
  • Você consegue encontrar facilmente tudo o que precisa?
Tudo isso deve ser levado em consideração antes de começar, já que tais fatores poderão se tornar obstáculos ou atalhos no caminho do resultado final.

Pense em tudo

Você precisa pensar em tudo. Decorar um ambiente é fazer uma composição completa, do chão ao teto, pensando em cada canto, em cada medida, em cada detalhe. Infelizmente nem sempre podemos arcar com tudo o que gostaríamos, mas pra começar podemos sonhar com tudo o que queremos e seguir com uma lista de prioridades.
Se você quer uma luminária de abacaxi, uma cômoda e um adesivo de parede mas seu orçamento não alcança os 3 itens, você deve pensar em prioridades. Pense no que você mais precisa para depois pensar no que mais gosta. Isso fará com que você tenha um ambiente mais útil, além disso, nada irá te impedir de comprar as coisas menos necessárias futuramente.

Saiba dividir

Saiba dividir tanto seu tempo como seu dinheiro. Pense em quanto pode/quer gastar com tintas, com objetos e com profissionais, por exemplo. Além disso, é preciso ter me mente quanto tempo irá gastar com cada parte e a ordem de cada coisa, afinal, se você quer ter uma boa decoração no lugar, não é a melhor escolha deixar para pintar as paredes por último, né?

Planeje

Até agora, você já andou meio caminho do planejamento. Agora é hora de pensar na montagem da composição com o que você pode e o que já tem. Compare os estilos, as cores, os detalhes. Você pode inclusive utilizar sites como o Polyvore para ter algumas noções de como ficará tudo no final ou mesmo buscar novas inspirações.
Para a instalação de móveis, prateleiras e outros detalhes mais construtivos, o ideal é montar uma planta. Vai exigir um pouco de cálculo e um esforço a mais para quem nunca fez, mas não precisa ser algo extremamente detalhado, apenas um desenho simples para se ter noção do resultado final e saber se está ou não apostando no caminho certo para uma boa decoração.

Comece

Te garanto uma coisa, se você ficar sempre sonhando e imaginando sem nunca dar o primeiro passo, dificilmente vai atingir seus objetivos. Sim, decorar é algo que demanda tempo, dinheiro (muito ou pouco, dependendo do projeto) e dedicação e nem sempre é fácil dar os primeiros passos. Porém, eu garanto que qualquer resultado será melhor que nenhum. Então, que tal levantar do sofá e começar a por a mão na massa?
Mas calma lá, antes de você ir embora, me conta quais são os seus projetos! E se quiser inspirações você pode ficar de olho aqui no blog que eu sempre busco coisas novas e bacanas, como nesses posts:
Compartilhar Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *